segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONCEITO DAS CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

APTIDÃO:

Aptidão (muitas vezes denotada w em modelos de genética populacional) é um conceito central na teoria da evolução. Descreve a capacidade de um indivíduo de certo genótipo para reprodução, e usualmente é igual à proporção do gene do indivíduo para todos os genes da próxima geração. Se diferenças no genótipo individual afetam a aptidão, então as freqüências dos genótipos irão mudar ao longo das gerações; os genótipos com maior aptidão serão mais comuns. Esse processo é chamado de seleção natural.


A aptidão é muitas vezes confundida com adaptação, mas não são a mesma coisa. A adaptação é o caractere fenotípico que confere aptidão, então estão apenas relacionados.A aptidão pode ainda ser chamada de fitness, ou de valor adaptativo.

CONCEITO DAS CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

PERCEPÇÃO:

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
VEJA UM VÍDEO SOBRE PERCEPÇÃO:

CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS



Segundo a visão humanística todos nós somos iguais. É princípio registrado na constituição americana e foi um dos lemas dos revolucionários franceses (liberté, egalité, fraternité, ou seja, liberdade, igualdade e fraternidade). Em resumo no que tange os direitos, mais não nas oportunidades. No entanto não somos iguais do ponto de vista físico e comportamental, não existe duas pessoas iguais, felizmente. Temos diversidades e somos singulares, é de total relevância do ponto de vista processual dentro de uma organização, pois é com essas diferenças que nos relacionamos diariamente em nossas empresas e nos diversos grupos sociais como igrejas, universidades, família entre outras. Somos semelhantes e ao mesmo tempo diferentes.