sexta-feira, 9 de julho de 2010

ANÁLISE SWOT O QUE É?

 Hoje em dia é imprescindível nos analisarmos o nosso mercado e montar nossa estratégia baseado em uma técnica eficaz, por isso é importante analisarmos nossa empresa de dentro para fora e de fora pra dentro, afim de posicionarmos nossa empresa para as grandes oportunidades que o nosso que o mercado oferece e para termos cuidado com as ameças que o mesmo pode nos proporcionar, além disso temos que analisar nossas fraquezes e nossas forças para formular a melhor estratégia potencial de momento. Por tanto o que é ANÁLISE SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.


A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Diagrama SWOTO termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo PÚBLIO (2008) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.) Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema.

O caminho mais indicado para entender o conceito da análise SWOT é buscar diretamente sua fonte: The concept of corporate strategy, do próprio Kenneth Andrews. Porém, uma leitura superficial dessa fonte frustra os mais afoitos por definições precisas e modelos práticos, pois o autor não faz nenhuma referência direta à análise SWOT em todo seu livro.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

VOCÊ SABE O QUE É UM MONOGRAMA?


Simples monograma

Nosso blog hoje faz referência ao monograma você sabe afinal o que é um MONOGRAMA? Nada mais é que a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo. Monogramas freqüentemente são construídos combinando as letras iniciais do nome de uma pessoa ou empresa e podem ser usados como símbolos ou logos. Pode ser a representação de um som por uma letra. Por exemplo: a nota Dó é representada em uma cifra pela letra C. Essa letra é um monograma. Vocês já devem ter se deparados com diversos monogramas, principalmente quando se fala em grandes marcas como Dolce Gabanna e Louis Vitton, mais o monograma não é exclusividade de grandes marcas as simples iniciais de um casal expressa de maneira gráfica em um banner ou as iniciais do seu próprio nome ou nome de sua empresa expressa de forma gráfica também contempla o conceito de MONOGRAMA.


Loius Vuitton um exemplo clássico de MONOGRAMA